perfil do profissional de ti

PERFIL DO PROFISSIONAL DO TI – TUDO QUE PRECISA SABER

Posted on Postado em Blog

O profissional do TI (Tecnologia da Informação) é um dos mais requisitados em todas as empresas. Atualmente todos os procedimentos de organizações de diferentes seguimentos precisam de especialistas dessa área. Mas, qual perfil ele deve ter. Vamos conhecer?

O TI ou Tecnoestrutura é um departamento dentro da estrutura organizacional com atuação bem ampla. O profissional do TI não se limita apenas a cuidar de computadores, como muitos acham.

Na verdade, por conceito o TI é a parte da empresa responsável por planejar o fluxo de trabalho, e treinar os colaboradores para realizar de forma correta o tal método. Essa tecnoestrutura é composta por analistas, engenheiros e contabilistas, que desenvolverão práticas eficiente para empresa alcançar seus objetivos.

O aspirante que pretende seguir a carreira de profissional do TI já deve ter em mente que assumirá um cargo com muitas responsabilidades.

Vamos apresentar as melhores dicas para saber o que um bom profissional de TI precisa para se destacar.

  • Entender a estrutura do negócio

Como vimos, o profissional do TI fará parte do planejamento da empresa. Não só ajudará a traçar as metas para desenvolver a organização, como em alguns momentos ditará o que deve ser feito.

Conhecer como se estrutura o negócio da empresa que trabalha é fundamental, para não evitar decisões que comprometam os resultados esperados.

  • Trabalhar em equipe

Qualidade buscada por todas as grandes empresas no mundo. A partir do trabalho em equipe, o fluxo de atividades se desenvolverá de forma assertiva.

O profissional do TI não poder ter aquela imagem, ultrapassada, do introspectivo com seu computador. Ele precisa interagir com todos os setores, até para conseguir realizar seus projetos propostos.

  • Falar outros idiomas

É uma qualificação mais que necessária. Muitas ferramentas do TI são produzidas em outros países. O profissional precisará dominar, no mínimo inglês, para tornar seu serviço mais ágil. Aqueles que já estão no mercado e não falam outro idioma, considerem fazer uma capacitação como esta.

  • Atento as mudanças

É comum alguns acharem que conseguem fazer tudo sobre TI. E quando assumem postos de lideranças em organizações, esquecem de como é dinâmica essa área.

Então não se deixe levar por alguns privilégios, esteja sempre atento as mudanças tecnológicas e também do mundo corporativo.

  • Fazer projeções

Retomando a estrutura organizacional das empresas, o setor de TI faz parte do planejamento. Planejar e pensar no futuro, isto quer dizer que o especialista em TI precisa sempre projetar situações. Novos caminhos necessários para melhorar os processos dentro da empresa.

 

Profissional diferenciado

Todo profissional quer estar na melhor empresa, mas para isto, precisa estar bem treinado, ou direcionado na carreira. Que tal buscar ajuda de uma empresa que pode oferecer novas oportunidades nesse caminho de sucesso?

A Mollica IT, por exemplo, é uma empresa inovadora que tem métodos eficientes para engajar os profissionais de TI no mercado.

Composta por um time especialista, a Mollica IT, possui diversas oportunidades que podem ser do seu interesse. Faça hoje seu cadastro http://master12.com/molicarh/cadastre-seu-curriculo/ e fique ciente das melhores vagas do mercado.