RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TI – A SOLUÇÃO PARA SUA EMPRESA

Posted on Postado em Blog

O recrutamento e seleção de profissionais de TI é atualmente um desafio para muitas empresas. Uma área vital para muitas organizações, o TI é apontado em muitas pesquisas mercadológicas futuro do sucesso destas.

Porém, a seleção de profissionais de TI não é tarefa simples, justamente por se tratar de setor com rotinas de trabalho distintas. O RH precisará ter processo assertivo para recrutar e selecionar os profissionais que casem com os objetivos da empresa. Vamos conhecer um pouco mais como deve ocorrer o andamento para contratações da área de TI.

A seleção de profissionais de TI esbarra em alguns pontos complicados, principalmente para médias e pequenas empresa. Porém, não devem ser limitadoras. A empresa precisa conhecê-las, e buscar saídas para dribla-las.

Entre os principais obstáculos descritos por empresas de vários segmentos, recrutar um profissional de tecnologia da informação é difícil porquê:

  • Temos poucos profissionais no mercado com a qualificações solicitadas pelas empresas.
  • Geralmente o RH das empresas não possuem network significativo na área de TI.
  • As tecnologias estão em constante mudança e alguns profissionais não conseguem acompanhar toda transformação.
  • É necessário analisar o perfil comportamental do profissional com a cultura e valores da contratante, para que estes se identifiquem com a empresa, e com os demais componentes da equipe.
  • Tem alta remuneração.

Aqui é necessário realizar algumas considerações. Em relação aos salários de profissionais de TI, é reflexo da, ainda, pequena oferta mão-de-obra especializada para este setor. Então, na verdade, eles não são caros, são disputados pelo mercado. E isso os valoriza, e consequentemente, solicitem bons salários.

Evidente que eles dão em contrapartida, a dedicação e qualidade necessárias para desenvolver o setor de TI nas empresas.

No que se diz respeito a falta de habilidade na interação, não é correto. Atualmente empresas que investem em tecnologia são direcionadas por profissionais de TI, que além de entender da parte material do processo (softwares e hardwares), elaboram planos de integração entre os setores. Buscam meios de inclusão dos setores, e para isso os profissionais de TI investem cada vez mais em qualificação de Gestão de Pessoas.

Por último, caso um profissional seja avaliado como “perfil incompleto”, isto que dizer que o filtro de recrutamento e seleção de sua empresa está com problemas. Mesmo com reduzida disponibilidade de mão-de-obra no mercado, a área de TI forma valores com grande potencial, que se lançam no mercado quando já desenvolveram alguns projetos, mesmo que tenha sido durante sua graduação, por exemplo.

Como proceder de forma assertiva o recrutamento e seleção?

A seleção de profissionais de TI deve ser guiada por dois pilares: qualificação e imparcialidade. A empresa deve definir suas estratégias de recrutamento, e quais modais irá utilizar. Finalizada essa etapa, selecionar o candidato que mais se adeque as expectativas da empresa é o passo final.

As entrevistas devem ser realizadas por um profissional que entenda os objetivos da empresa, e tenha informações sobre a área, isto é essencial para encontrar o ocupante certo para vaga. Ele irá comparar os candidatos para contratar o que atenda os requisitos descritos no recrutamento.

Não tem equipe para recrutar?

Isso não é problema. Mollica IT é uma opção eficaz para cuidar de seu processo de recrutamento e seleção de profissionais de TI. Hoje a Mollica IT conta com excelente quadro de headhunters, conhecedores do mercado que encontrarão o profissional certo para sua empresa.

Faça contato com a Mollica IT, realize a seleção de profissionais de TI da sua empresa da forma mais assertiva, e colha excelentes resultados.