Como Selecionar o Profissional Ideal

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA RESOLVER COMO SELECIONAR O PROFISSIONAL IDEAL

Posted on Postado em Blog

Selecionar o profissional para sua empresa é sempre uma tarefa árdua. Até mesmo para especialistas do setor de recursos humanos, não é simples. Um processo complexo, que precisa ser realizado com muita dedicação.

Selecionar o profissional significa buscar o candidato mais adequado, dentre os recrutados. Ele deverá ocupar um dos cargos disponíveis na empresa, e precisará manter ou melhorar os processos da organização.

Para ter sucesso na seleção, tudo tem de ser desenvolvido na total imparcialidade, evitando preferências, ou avaliações de muito subjetivismo, como por exemplo, “não fui com a cara”.

O processo de seleção deve ser baseado em três ações: comparar, analisar e escolher.
Aqui vamos apresentar outras dicas que podem ajudar a sua empresa, a selecionar o profissional de forma assertiva.

1. Clareza nas exigências do cargo
Seja em seleções internas, ou abertas ao público, as características do posto que precisa ser ocupado devem ser objetivas.
Quais são os requisitos necessários para se candidatar, e o quais tarefas o futuro profissional irá desempenhar.
Esse ponto evitará que ambas as partes percam tempo, e a seleção não se torne um momento constrangedor para entrevistado e contratante.

2. Entrevista objetiva
Outro ponto que deve ser pontual e prático: a entrevista. Caso tenha uma pequena ou média empresa, separe um ambiente sóbrio, de pouca circulação de pessoas.
A entrevista precisa ocorrer sem interrupções. O entrevistador precisará se concentrar bem no que o candidato tem para expor.
É interessante ter um roteiro do que gostaria de saber do candidato, e de coisas importantes da empresa que precisam ser informadas.

3. Uso de tecnologia
Para áreas como tecnologia da informação, utilizar ferramentas de mensageiros como Skype e Hangouts tem sido comum.
Esse é um setor de muito dinamismo, e às vezes o profissional que está sendo recrutado, é de outra região.
Então é válido sim entrevistas que funcionem assim, mas, quando possível, antes de firmar contrato, tenha uma conversa “física” com o futuro profissional de seu time.

4. Testes
Parece ser uma ferramenta em desuso, porém, testar um profissional, independente da área ou nível, é fundamental para conhecer as habilidades dele.
Selecionar o profissional apenas pelo que está escrito no currículo não é recomendado. Se não tem estrutura contrate empresas de consultoria em seleção e recrutamento, elas terão as soluções ideias para desenvolver dinâmicas desse tipo.
Atualmente é a terceirização para seleção e recrutamento de profissionais, tem sido a opção de empresa de diferentes segmentos e portes. O que emprega a impessoalidade necessária ao processo.
E um grupo que une qualidade e eficiência em processos de seleção é a Mollica IT.
Conheça a Mollica IT
Empresa inovadora, a Mollica IT é especialista em processos de recrutamento e seleção de profissionais de TI. Formada por especialistas em diferentes áreas, utiliza métodos e técnicas dos mais avançado no ramo de gestão de pessoas.

A Mollica IT ajudará a sua empresa a selecionar o profissional ideal para a vaga em aberto. Entre em contato agora mesmo.